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DPDgroup anuncia ano recorde de crescimento e estratégia a 5 anos

03/04/2021 - 10:44

O DPDgroup revelou os seus resultados de 2020 e anunciou a sua estratégia para os próximos 5 anos. Durante a pandemia sem precedentes de COVID-19, o DPDgroup tornou-se um aliado essencial na entrega de bens vitais para clientes e empresas, resultando num aumento de 42% das receitas em comparação com 2019. Até 2025, o DPDgroup pretende expandir as suas atividades core, acelerar iniciativas e conquistar novos horizontes, por meio do seu plano denominado “Juntos e mais além” (“Together & beyond”)

I) 2020: o DPDgroup quebrou todos os recordes, levando a números incríveis

  • 11 mil milhões de euros em receita, um crescimento de 42% em comparação com 2019
  • 35% da receita do Le Groupe La Poste teve origem no DPDgroup em 2020
  • 1,9 mil milhões de encomendas entregues em todo o mundo, equivalente a 7,5 milhões por dia (um aumento de 500 milhões de encomendas vs. 2019)
  • Dia de pico recorde de 13,9 milhões de encomendas tratadas em todo o mundo na Cyber ​​Monday (30 de novembro de 2020)
  • Mais de metade (55%) das encomendas entregues em todo o mundo foram B2C (+ 57% de crescimento orgânico vs. 2019)
  • Duplicação dos lucros de 2019 (para € 800 milhões)
  • Integração total da BRT na Itália e Jadlog no Brasil
  • Em Portugal, a receita foi de 78,9 milhões de euros correspondendo a um total de 21,5 milhões de encomendas, um crescimento de 13,6% face a 2019

COVID-19: um aumento inesperado de actividade com lições a reter

A Covid 19 levou a um aumento inesperado no sector das encomendas. Lockdowns, confinamentos e medidas preventivas levaram a um aumento nas entregas, que no caso do DPDgroup, foi de mais 500 milhões em 2020 quando comparado com 2019.

A crise sanitária também fez com que tendências de consumo esperadas para 2024 se antecipassem, como uma maior procura por logística urbana e um maior sentido de responsabilidade ambiental.

Com o aumento da experiência em logística urbana, a Stuart, plataforma tecnológica para entregas urbanas same day e on-demand, efectuou 19,7 milhões de entregas em 2020 em França, Polónia, Espanha e Reino Unido, + 75% vs. 2019.

O mercado também registou uma mudança significativa para o B2C. No DPDgroup, 55% dos volumes são agora 2C.

Além disso, categorias específicas como a entrega de produtos do sector alimentar e da saúde, tiveram uma procura sem precedentes. Em França, por exemplo, a Chronofresh, especializada em produtos alimentares, mais que duplicou a sua actividade, atingindo + 115%.

Em relação à saúde, as filiais do DPDgroup estão muito ativas. Por exemplo, milhares de doses de vacinas já foram entregues em França pela Chronopost, na Espanha pela Tipsa e na África do Sul pela Biocair.

Boris Winkelmann, CEO e presidente do DPDgroup, afirma: “No DPDgroup, demonstramos a resiliência, flexibilidade e agilidade esperadas de uma organização da nossa dimensão. Essas qualidades ajudaram-nos a manter o mundo em movimento durante a pandemia, criando e adoptando rapidamente novas práticas e lidando com o aumento de volumes com eficiência. Esses pontos fortes serão chave para aproveitar as novas oportunidades que estão por vir. ”

2020: principais conquistas e expansão do DPDgroup

Junto com as tendências, os volumes também testemunharam uma aceleração, exigindo uma adaptação rápida para garantir a continuidade segura das operações.

O DPDgroup foi a primeira empresa de entregas a implementar a entrega sem contacto, decidindo manter o serviço activo dentro da sua rede Pickup de parcel shops, e abriu mais de 70 novos hubs e agências para chegar a um total de 1.200.

Além disso, mais de 20.000 colaboradores diretos e indiretos foram adicionados à rede para acompanhar o crescimento da nossa actividade.

Neste contexto de alta procura, os volumes do DPDgroup cresceram 24% e a receita 23% em crescimento orgânico.

Em Portugal, a DPD apresentou uma facturação de 78,9 milhões de euros correspondendo a um total de 21,5 milhões de encomendas, um crescimento de 13,6% face a 2019.

O DPDgroup verificou um aumento particularmente forte nos países onde o B2C já representava a fatia mais importante da actividade: Brasil (+80%), Irlanda (+47%), Reino Unido (+39%), Rússia (+32%), Polónia (+24%), Espanha (+23%). Em Portugal, o crescimento anual da actividade B2C foi superior a 57%, muito acima das perspectivas iniciais.

Nos países onde a participação do B2B continua a ser mais importante, o crescimento total foi impactado pela desaceleração económica que afeta os negócios B2B: França (+9% na DPD e +13% na Chronopost), Alemanha (+13%).

Vários desenvolvimentos importantes ocorreram no ano de 2020, como a aquisição da BRT (85%), empresa líder de entrega de encomendas em Itália, Geis Parcel, empresa de logística na República Checa e Eslováquia, e um aumento para 98% do capital no principal player no Brasil, a Jadlog.

II) "Juntos e mais além": a estratégia do DPDgroup para expandir as atividades core, acelerar iniciativas e conquistar novos horizontes

O DPDgroup tem um objetivo muito claro para 2030: tornar-se a referência internacional em entrega sustentável e um dos principais capacitadores da aceleração do comércio eletrónico com base em três pilares.

Em termos de receita, o DPDgroup pretende duplicar a sua receita de 2020 para atingir 21 mil milhões de euros até 2025.

1. Expansão das atividades core:

O DPDgroup é o principal player B2B na Europa, bem como a rede rodoviária europeia líder, com uma quota de cerca de 25% dos volumes.

O objetivo é, portanto, reforçar a posição do DPDgroup como líder em ambos os segmentos de negócios num contexto de concorrência mais forte e de desaceleração económica. O DPDgroup também deseja alavancar a sua experiência para ajudar os clientes a gerir a migração do B2B para B2C, tornando-se um “one-stop-shop” europeu para B2B e B2C, especialmente no segmento das pequenas e médias empresas. A estratégia cross-border intra-UE desenvolverá ainda mais a proposta de entrega day definite, a excelência operacional porta a porta e fortalecerá a gestão das capacidades transfronteiriças.

2. Acelerando iniciativas:

O DPDgroup continuará a reforçar a posição atual para se tornar o player X2C premium mais inovador da Europa, com uma taxa de crescimento anual de 15% até 2025.

Irá igualmente desenvolver uma abordagem inteligente e selectiva do mercado das entregas adaptada a cada país e impulsionará as soluções de entregas fora de casa (OOH ou Out-Of-Home), densificando a sua rede Pickup de parcel shops e lockers e aumentando sua presença no crescente segmento C2C. Para realizar esta ambição, o DPDgroup pretende duplicar a sua rede para atingir 90% de cobertura na Europa (percentagem da população europeia com acesso a um ponto Pickup em menos de 10 minutos), oferecendo assim a melhor cobertura na Europa com 100.000 pontos Pickup, incluindo 70.000 parcel shops e 30.000 lockers.

O DPDgroup continuará a capitalizar em serviços para os sectores da saúde e da alimentação, aproveitando a sua experiência em soluções com temperatura controlada e a sua rede de logística urbana altamente desenvolvida.

Embora o DPDgroup já tenha uma grande participação na logística urbana, quer acelerar o desenvolvimento para ser reconhecido como um líder no sector com uma oferta forte que conta com cinco serviços de alto potencial: same day, entregas domiciliárias a partir de um hub urbano, entregas noturnas com intervalos de tempo, expedições a partir das lojas urbanas, “pontos de proximidade” de mercearias como uma infraestrutura para serviços urbanos e recursos de micro-logística para permitir entregas numa hora ou duas em áreas urbanas.

3. Conquistando novos horizontes:

Como os mercados internacionais de entrega de encomendas fora da Europa crescerão mais rápido na próxima década do que os mercados europeus, o DPDgroup pretende potenciar a presença intercontinental existente, enquanto reforça a posição no Sudeste Asiático, Médio Oriente, África e América do Sul.

O DPDgroup evoluirá de uma rede multidoméstica para uma rede internacional interconectada que visa oferecer soluções para o mercado intercontinental de e-commerce.

Além de transporte e entrega, tais serviços também incluirão soluções de plataforma de e-commerce para acompanhar e permitir que os nossos clientes participem da aceleração deste segmento.

Asendia, a joint venture entre o Le Groupe La Poste e a Swiss Post, já opera serviços de comércio eletrónico internacional e desenvolveu recursos complementares para tal com a sua participação no eShopWorld. Ao ingressar no GeoPost/DPDgroup, tanto a Asendia quanto o DPDgroup beneficiarão de oportunidades de cross-selling significativas e fortalecerão a sua posição.

Capitalizando nas sinergias internacionais, o DPDgroup pretende aumentar a participação dos negócios intercontinentais em até 20% da sua receita total até 2025.

O DPDgroup implementará a sua estratégia com base na ciência dos dados, inovação e centralização no cliente. Com inovações como o live tracking, Predict e Precise, o DPDgroup estabeleceu padrões para a inovação centrada no cliente nos últimos anos. O DPDgroup continuará a impulsionar a inovação e o fortalecimento das suas capacidades em inteligência de dados e ciência dos dados, visando continuamente melhorar a experiência do cliente e a gestão de receitas.

Comprometido com a sustentabilidade em todas as ações do DPDgroup

A sustentabilidade é a base da identidade do DPDgroup e, portanto, cada um destes objetivos será seguido em conjunto com uma inovação ambiciosa e compromissos ambientais, como reduzir em 30% as suas emissões de CO2 por encomenda até 2025 (vs. 2013).

O DPDgroup acredita que também tem um papel a desempenhar para tornar as cidades mais respiráveis, já que 30% da poluição é gerada pela logística urbana. Assim, em outubro de 2020, o DPDgroup lançou um plano para efectuar entregas com baixa emissão em CO2 em 225 cidades europeias e para 80 milhões de europeus até 2025. A ambição visa reduzir as emissões de carbono em 89% e os poluentes em 80% nas cidades em questão.

Modelo federador

O DPDgroup deseja continuar a desenvolver-se com sucesso através uma federação dos seus recursos. Nas últimas duas décadas, muitas parcerias moldaram o sucesso do DPDgroup. Por tanto, o DPDgroup procurará a expansão da sua presença no mundo com um modelo “federador” baseado em parcerias, para garantir que o conhecimento e a experiência local estejam sempre na base do sucesso futuro.

Boris Winkelmann conclui a ambição geral do DPDgroup: “2020 teve um impacto profundo e duradouro no setor de comércio eletrónico e logística. Estou orgulhoso da resiliência e do sucesso da minha equipa e acredito que estamos melhor posicionados do que nunca para nos tornarmos a referência internacional em entrega sustentável e um facilitador líder de e-commerce. Existem inúmeras oportunidades a serem aproveitadas. Podemos contar com a nossa excelência operacional e espírito de inovação. Portanto, não há limite para o que podemos alcançar em 2025, juntos e mais além. ”