Nos dias 30/11 e 07/12 as alfândegas encontram-se encerradas devido à tolerância de ponto concedida pelo Governo. Por esse motivo, os despachos de exportação nessas datas não serão possíveis de realizar.
Skip to main content

Covid-19 - Informações relevantes

Monday, March 23, 2020 - 11:29

No seguimento dos recentes desenvolvimentos do novo coronavírus, COVID-19, a DPD Portugal tem vindo a adoptar uma série de medidas que visam a redução do desenvolvimento da pandemia, tal como foi decretada pela OMS, bem como assegurar que os serviços que prestamos se mantenham.

Articulados com as recomendações da DGS, implementámos um plano de prevenção e contingência, pelo que damos conta das medidas constantes do mesmo.

A nível interno:

  • Prestámos toda a Informação aos nossos colaboradores sobre comportamentos de prevenção adequados, de acordo com as recomendações definidas pelas autoridades competentes;
  • As instalações da empresa estão dotadas das medidas excepcionais de prevenção, para utilização por colaboradores e visitantes, tendo sido reforçadas as equipas de limpeza e higienização em todos os locais de acesso público e privado;
  • Foram adquiridas máscaras e luvas adequadas para utilização pelos nossos Operadores de distribuição;
  • As viagens profissionais para todos os países foram proibidas;
  • As reuniões com entidades externas e de participação em eventos externos, como formações, palestras ou seminários, foram suspensas, bem como cancelámos todos os eventos internos;
  • Criámos uma Equipa de acompanhamento da situação do COVID-19, cuja missão é garantir que são tomadas, em tempo real, todas as decisões que assegurem o bem-estar dos nossos colaboradores, clientes e parceiros;
  • Visando igualmente a redução significativa do possível risco de contágio, implementámos um regime especial de teletrabalho para todas as áreas administrativas da empresa;
  • Todos os colaboradores que se mantenham a trabalhar fisicamente nas nossas instalações, assim como os visitantes, estão sujeitos a um procedimento diário de controlo da temperatura, com espaço de isolamento previsto em caso de se registar uma situação suspeita;
  • No que se refere às quatro recepções com atendimento ao público (Lisboa, São João da Talha, Alfena e Maia), as mesmas passam a funcionar num horário ligeiramente mais reduzido, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Externamente:

  • Nas entregas de encomendas, os nossos Operadores de distribuição guardam a distância de um metro com o destinatário;
  • Adoptámos igualmente um novo processo na gestão de entregas, limitado no tempo em que decorram as medidas de prevenção do COVID-19, que se prende com a alteração da captura de assinatura do destinatário. Para reduzir a possibilidade de transmissão do vírus, deixa o destinatário de ter contacto com o scanner do nosso Operador de Distribuição, passando a ser este a colocar no equipamento o nome de quem recebe a encomenda, deixando de existir a assinatura digital. Tal nome será transmitido para o sistema, funcionando então como prova de entrega, com o mesmo tipo de validade da existente em períodos que não tenham esta criticidade no contacto físico. Esta medida aplica-se igualmente ao processo nas lojas da rede Pickup;
  • Caso o destinatário se recuse a ter um contacto presencial, o nosso Operador de Distribuição deixará a encomenda junto à porta do destinatário, não existindo POD;
  • No caso das entregas em empresas (B2B), solicitamos que seja assegurado que o local de destino se encontra aberto, sabendo que, em caso contrário, procederemos à devolução automática das encomendas;
  • Ainda com o intuito de minimizar o risco de exposição por parte dos nossos Operadores de Distribuição, as entregas ao sábado estão suspensas desde dia 21/3 e até novas indicações.
  • A nossa rede operacional está a trabalhar sem restrições, mas cumprindo todas as normas de segurança obrigatórias. A esse propósito, deixamos a indicação de um folheto que a DGS publicou especialmente dedicado aos colaboradores das empresas que realizam entregas: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Estafetas-1.pdf Como poderá constatar, a DPD tem  cumprido escrupulosamente todas estas orientações, em antecipação à sua publicação.
  • Pelas imposições de encerramento de lojas físicas que não sejam consideradas como essenciais na lista publicada no decreto do Governo relativo à Declaração de Estado de Emergência, ou pelo centrar de actividades exclusivamente de venda dos seus produtos, a rede Pickup continua a funcionar, com cerca de 50% das lojas abertas. Quando uma loja esteja encerrada, e sempre que nos seja possível, devolveremos as encomendas directamente ao expedidor.
  • Em relação às encomendas internacionais, existem neste momento limitações para alguns códigos postais de Itália e Espanha, por serem locais que se encontram totalmente impossibilitados de receber ou expedir encomendas.

Os nossos planos de continuidade de negócio já se encontram finalizados e prontos para entrar em acção caso seja necessário.

Perante as circunstâncias actuais, poderão ocorrer atrasos nos prazos de entrega e variação nos horários do serviço Predict, que serão apenas indicativos.

A DPD vem garantir que tomamos todas as medidas necessárias para continuar a nossa actividade de distribuição e fornecimento de produtos básicos. Estamos com todos os nossos clientes e com a nossa equipa! Queremos agradecer a todos os nossos colaboradores pelo esforço destes últimos dias e, acima de tudo, aos nossos Distribuidores e Operadores de armazém.